O nascimento e a família de Isaac Newton

Neste artigo iremos falar um pouco sobre o nascimento de Newton, o local, o que ocorria no mundo naquela época, a casa em que viveu, quem o criou, falar um pouco de sua família e antepassados.

Os fatos e discussões contidas neste artigo serão de vital importância para entender alguns aspectos da vida pessoal de Newton, bem como algumas de suas características pessoais, que foram profundamente influenciadas pelos seus familiares, local de nascimento e outras coisas relacionadas com suas raízes.

Nascimento de Isaac Newton

Como em muitos aspectos de sua vida, o nascimento de Newton também foi um mistério.
Algumas fontes citam que o cientista tenha nascido no natal de 1642.

Porém, a Inglaterra, e toda a Grã-Bretanha, naquela época, usavam outro tipo de calendário.
Se formos analisar baseado no calendário que nossa sociedade usa, Newton nasceu na verdade no dia 4 de janeiro de 1643.

Um fato curioso sobre o bebê Newton, é que ele nasceu prematuramente, era extremamente fraco e pequeno. Segundo um parente de Newton, John Conduitt, o bebê Isaac era tão pequeno que não conseguia sustentar sua cabeça, sendo necessário segurá-la.

Como a medicina e condições de higiene da época eram bem precárias (dificilmente uma pessoa rica e saudável chegava aos 50 anos, e a taxa de mortalidade infantil era gigantesca), muitos tinham certeza que o bebê morreria logo, como era comum na época.

Local e época de nascimento de Newton

Lincolnshire, condado onde nasceu o gênio NewtonO pequeno Isaac nasceu no condado de Lincolnshire (condado é uma espécie de região que é governado por um conde, que era dado a ele por um rei), em uma aldeia chamada Woolsthorpe.

A casa em que Isaac Newton nasceu é mostrado ao lado, ela ainda existe e é bem famosa, se chama Woolsthorpe Manor.

Era uma região bem simples, no campo mesmo, com apenas alguns sítios e casarões.

Woolsthorpe era um local bonito e pacífico, bem isolado, onde a cidade mais próxima era Grantham e ficava a mais de 10km de distância.

A época do nascimento de Newton, algumas batalhas sangrentas ocorreram na região, devido a Guerra Civil Inglesa, e locais bem próximo a Woolsthorpe foram totalmente devastados por cruéis lutas, com tiros e canhões. Porém, curiosamente, o local de nascimento de Newton e onde residia sua família, não foi afetado.

A família Newton

A família Newton era bem populosa e conhecida, não só na aldeia como por toda a região da cidade de Grantham.

Não era uma família rica muito menos nobre, porém Isaac teve a sorte de não ter nascido em uma típica família pobre da região, como é possível ver pelo casarão em que nosso gênio nasceu, um valioso bem que foi herdado de seu trisavô, John Newton.

Embora tivesse um pouco mais de condições que os populares local, os Newton sobreviviam graças à agricultura e criação de ovelhas, assim como os camponeses da aldeia de Woolsthorpe.
Não existiam muitas opções além disso.

Graças a esse pouco de renda, e uma leve ascensão social, o pai de Isaac, o também Isaac Newton pode se casar com uma Hannah Ayscough, que família era envolvida com a igreja e até tinham membros que estudaram em importantes universidades inglesas.

Temos que lembrar que, diferente de hoje, os casamentos não eram baseados em amor, felicidade e respeito ao próximo. Casamento tinha um único propósito: social.
Havia interesse financeiro e de status em qualquer casamento. Era uma verdadeira moeda de troca, e muitas famílias foram salvas da pobreza graças ao casamento de uma filha com alguém que possuía posses.

Um duro golpe - A morte do pai de Isaac Newton

Infelizmente, poucas semanas antes de Isaac filho nascer, o Isaac pai faleceu.
Como era normal na época, a maioria deles eram analfabetos, assim pouco registro do que ocorreu, como ocorreu e até mesmo quando exatamente ocorreu, podem ser afirmados.

Sabemos que ele tinha 36 anos na época.
É uma idade baixa, se levarmos em consideração nossa realidade atual, mas na época não era algo muito raro de se acontecer.

O fato é que o famoso e venerado gênio da ciência já nasceu órfão de pai, o que contribuiu para que o mesmo tivesse uma infância e adolescência bastante conturbada e diferente do esperado, como veremos no próximo artigo de nossa biografia de Isaac Newton.

Mas fica aqui um fato curioso é que, mesmo sendo sua família mais modesta e não tendo estudo, Isaac Newton se tornou simplesmente um dos maiores gênios da humanidade, de toda a história.
E como ele conseguiu isso?
Como um jovem, órfão, de família sem tradição cultural se tornou tão famoso e reconhecido por seu trabalho?

É uma incrível e fantástica história, a de Sir Isaac Newton.

0 comentários: